1. Definição
- Artefatos hiperecoicos verticais;
- Iniciam-se na pleura;
- Percorrem até o fim da imagem;
- Apagam as linhas A;
- Se movem acompanhando o deslizamento pulmonar.
2. Significado: traduzem a coexistência de elementos com um grande gradiente de impedância acústica. Exemplo, presença de líquido no septo interlobular subpleural e alvéolos repletos de ar.
3. Significado clínico: presença de linhas B focais (até duas por espaço intercostal) podem aparecer em pulmões saudáveis. Já a presença de 3 ou mais linhas B sugerem a presença de alteração, podendo ser focal (contusão pulmonar ou pneumonia por exemplo ) ou relacionada a sindrome intersticial quando difusas – edema agudo cardiogênico (exemplo mais comum) e não cardiogenico, SDRA, pneumonia, doença pulmonar intersticial, confusões pulmonares extensas etc.
➡ Novidades do último guideline 2023 de Ultrassonografia torácica: contagem de linhas B é método de avaliação semiquantitativo que deve seguir protocolos bem definidos para ser reprodutivel e interpretado corretamente.
Recado final: linha B anormal não é sinônimo de edema agudo pulmonar! Lembre-se de características adicionais importantes na hora de definir se a linha B está relacionada a essa condição, como:
- Linhas B simétricas e bilaterais;
- Progressão apical-caudal (são maiores em bases);
- Não comprometem deslizamento nem morfologia pleural;
- Frequentemente associadas a derrame pleural.